top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto

AS NOSSAS PLANTAÇÕES

Logo Verde.png

A Agrofloresta é um sistema de produção completo, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, que fomenta a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão de exploração agrícola, em deterimento do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.

Na sua estadia vai poder aprender e experimentar todas as técnicas de cultivo.  Vamos dar-lhe a conhecer alguns segredos das nossa plantações o que vai tornar a sua experiência na Roça Maria Helena inesquecível!

Roça Maria Helena-parque natural do Príncipe.jpg

Parque natural do Príncipe

01

A floresta do Príncipe faz parte da floresta densa Africana que se concentra essencialmente na zona guineo-congolesa, que por sua vez é parte das florestas densas tropicais húmidas que cobrem cerca de 7% da superfície do planeta e hospedam pelo menos 50% de seres vivos.
A parte maior da área atual do PNP (Parque Natural do Príncipe) coincide de forma geral com a Floresta Húmida Primária. Esta resulta constituída por formações lenhosas com flores, brenhas, matagais e matos, ocupando uma área de aproximadamente 4.500 hectares (45 km²)

Roça Maria Helena-baunilha.jpg

02

Baunilha

Planta trepadeira, originária das regiões tropicais do continente americano. Da família das orquídeas, é também usada como planta ornamental, de flores verde-amareladas, e cujo fruto é uma vagem alongada.Flexível e pouco ramificada, a liana da baunilha, também chamada «baunilheira», desenvolve-se
por crescimento do gomo terminal, formando longos talos que podem lançar-se em busca de
suporte por mais de dez metros. Se o caule se partir, os pedaços que caem no solo criam raízes
facilmente, o que permite a propagação da planta, quer na natureza quer em cultivo.
As folhas dispõem-se de maneira alternada de cada lado do caule. São planas, inteiras, ovais
com ponta aguçada, cerca de três vezes mais compridas que largas e podem medir até 15 cm.

Pimenta

03

A pimenta-preta (Piper nigrum), também conhecida como pimenta-redonda é uma das mais antigas e conhecidas especiarias. É o produto agrícola de maior influência em eventos históricos podendo ser traçado um paralelo com a importância do petróleo nos tempos modernos.Os seus grãos, secos e moídos, são muito usados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina.

Roça Maria Helena-Pimenta7.jpg

Cacau

04

O cacaueiro é originário de regiões de floresta pluviais da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México.  É classificado do gênero Thebroma, familia das Esterculiáceas. Foi citado pela primeira vez na literatura botânica por Charles de l’ Ecluse, que a descreveu sob o nome de Cacao fructus.

Roça Maria Helena-Cacau3.jpg
Roça Maria Helena-Café2.jpg

Café

05

A planta foi cultivada pela primeira vez pelos árabes - por isso a denominação “Coffea arabica”, nome científico da mais importante espécie de café mas é nativo de África. Na Etiópia, ele ainda é encontrado na natureza. As tribos africanas, que já conheciam o café desde a Antiguidade, moíam seus grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. Seu cultivo se estendeu pelos países árabes e, a partir do século XVI, na região onde hoje é o Irão, surgiu a bebida como nós a conhecemos hoje.

Roça Maria Helena-ananás.jpg

06

Ananás

O Ananás (Ananas comosus) é planta semiperene que alcança um metro de altura. Primeiro produz um fruto  situado no topo. depois com ramificações laterais do talo aparecem outros frutos, de modo que a fase produtiva pode prolongar-se por vários anos. 

O ananás da nossa roça é sumarento, doce e com um toque ácido.

Pitaya

07

A pitaya ou pitaia é uma espécie de cacto epífitos que é conhecido como ‘fruta dragão’ por causa do seu exterior escamado. Nativa da América Central e do México, é cultivada em São Tomé e Principe desde 1999.
A pitaya  tem um sabor pouco doce mas saboroso e uma textura muito agradável. 

É utilizada na fabricação de vinhos, sumos, batidos, compotas, gelados, saladas e chás.

Roça Maria Helena-Pitaya13.jpg

Hibisco

08

Hibisco (vinagreira) ou Roselle, "Hibiscus sabdariffa" planta medicinal e ornamental, medindo cerca de 70 cm.

Conhecido popularmente como rosélia, vinagreira, caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Com origem controversa (África ou Ásia), pode chegar aos 3 metros de altura. É cultivado comercialmente devido às suas propriedades medicinais, mas também tem usos ornamental, têxtil e culinária. A sua flor é usada na preparação de doces, geleias e xaropes. O fruto é uma cápsula vermelha.

Roça Maria Helena-Hibisco1.jpg
20211114_133152.jpg

Flores

09

O nome científico das rosas de porcelana é Etlingera elatior.

São originarias do Sueste asiático, sendo também conhecidas como bastão-do-imperador ou flor-da-rendenção.

A inflorescência espectacular sai do rizoma entre uma altura de 60 centímetros a mais de um metro.

As flores individuais aparecem do meio dos nós, parecidos com uma pinha, por cima das linhas de cera.

As folhas crescem em filas de talos separados ao longo do rizoma.

Os talos frondosos crescem entre 4.5 a 6 metros.

Roça Maria Helena-Horta2.JPG

10

Horta e pomar

A nossa horta é completamente orgânica, livre de pesticidas. Cultivamos legumes, leguminosas, ervas aromáticas e frutas. Hóspedes e voluntários são bem-vindos para dar uma ajuda e desfrutar de uma ligação real com a atividade agricola.

bottom of page